Wednesday, August 29, 2007

Fases do Domínio Cognitivo

1) Conhecimento - o aluno repete o que a memória fixou. É a fase mais simples. (Definir, repetir, apontar, inscrever, registrar, marcar, recordar, nomear, relatar, sublinhar, relacionar, enunciar)

2) Compreensão - exige memória mais um certo grau de interpretação. Reflete memória + vivência. (Traduzir, reafirmar, discutir, descrever, explicar, expressar, idetificar, localizar, transcrever, revisar, narrar)

3) Aplicação - exige reflexão sobre o uso. O aluno irá analisar e criticar o que ocorreu. Exige memória + vivência + uso. (Interpretar, aplicar, usar, empregar, demonstrar, dramatizar, praticar, ilustrar, operar, inventariar, esboçar, traçar)

4) Análise - exige reflexão sobre o uso. O aluno irá analisar e criticar o que ocorreu. Exige memória + vivência + uso + reflexão. Aqui pode ocorrer o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action). (Distinguir, analisar, diferenciar, calcular, experimentar, provar, comprar, criticar, investigar, debater, examinar, categorizar)

5) Síntese - é um momento mais evoluído e complexo. Aqui o aluno internaliza os conhecimentos, aplicando regras e começando a desenvolver conceitos próprios. É uma fase mais evoluída da interpretação. Na fase 2 se interpreta o que existe; aqui a interpretação passa a ser criativa e elaborativa. O aluno planeja, cria, constrói. (Compor, planejar, esquematizar, formular, coordenar, conjugar, reunir, construir, criar, erigir, organizar, dirigir, prestar)

6) Crítica ou avaliação (julgamento) - o aluno é capaz de assumir posicionamento crítico diante das coisas. Se o momento anterior é de raciocínio e criatividade interna, este é o de raciocínio e criatividade externa, pois o aluno coloca no mundo (para fora) sua capacidade de analisar e, em seguida, resolver problemas. A resolução dos problemas poderá ser através de (a) soluções conhecidas ou (b) soluções criativas. (Julgar, avaliar, taxar, validar, selecionar, escolher, valorizar, estimar, medir)


(Como Passar em Provas e Concursos - Willian Douglas - pag. 436)

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