Monday, September 17, 2007

Motivação

Comida! Essa era a grande motivação para os milhões de trabalhadores expulsos dos campos, no século XVIII, para a nascente indústria européia. E hoje, como motivar?

É o sentimento de fazer parte de um todo maior o que aumenta o desempenho da maioria das pessoas. Você não é somente mais um, diria um gerente, você está trabalhando para o crescimento da empresa; e tudo que somos hoje se deve a sua colaboração. Chegaram a dizer algo semelhante até para faxineiros e copeiros. Um exagero! Mesmo sabendo que todos têm, certamente, uma função útil.

A conquista da criatividade e dedicação da maioria dos empregados ruiu com o fim da estabilidade. Quando um discurso de valorização de mão-de-obra, alguns meses depois, gera uma demissão em massa, tudo fica vago e difuso. E o trabalhador, buscando o mínimo de segurança, passa a se qualificar não para atender necessidades de seu empregador, mas para facilitar sua absorção pelo concorrente. Como estimular, agora, esse novo tipo de ser humano?

Você é sócio! Dizem, atualmente, os gerentes: tudo que você contribuir para nosso negócio, depois que nos proporcionar crescimento e maior fluxo de caixa, será revertido, também, para seu bolso. Pronto! Resolvemos o problema da motivação. Dizem até que a secretária do início da Microsoft é, hoje em dia, milionária. Obviamente, muito ela ralou para tornar realidade a gigante do software mundial - sendo bem recompensada por isso.

O que chama a atenção, porém, é a grande quantidade de sócios que o são somente no papel. Não têm, nunca tiveram ou mesmo terão, qualquer vantagem por isso. Talvez, até, trabalhem significativamente mais do que a maioria que não usufrui de tal prerrogativa. Como, estatisticamente, poucos são os casos de sucesso em um mar de fracassos, faz-se necessário a real análise dos fatos. A motivação deve estar bem fundamentada para proporcionar, a longo prazo, um trabalho criativo e eficaz, além de guiar no caminho para o sucesso. Só atenção com o trabalho exclusivamente em troca de comida!

Carpe Diem,

No comments: